Boas Ideias em Economia Solidária
livro_agricultura camponesa


Sexta-Feira, 31 de outubro de 2014
10.03.11 - MUNDO
Instituto promove curso on-line de pós-graduação em Economia Solidária
A- A+

Adital -
Estudar aspectos teóricos e metodológicos da economia social e solidária e o desenvolvimento local; capacitar os participantes para a formação, gestão e intervenção em economia solidária em contextos locais, refletindo sobre experiências da América Latina.

Estes são os objetivos do curso Economia Social e Solidária e Desenvolvimento Local Edição 2011, promovido pelo Instituto del Conurbano (ICO), vinculado à Universidade Nacional de General Sarmiento (UNGS). O curso terá início no dia cinco de abril, estendendo-se até 18 de novembro deste ano, com dedicação de oito horas semanais. As inscrições podem ser feitas no sítio da universidade até amanhã, dia 11 de março.

O Instituto del Conurbano, que pesquisa a questão das grandes metrópoles e processos de desenvolvimento sustentável, destaca a importância da economia solidária frente ao desemprego na sociedade capitalista. Porém, sublinha que, para resolver a situação, não se pode utilizar as mesmas "lógicas e princípios" do sistema, mas políticas públicas que promovam novos modos de produção, gestão de recursos e padrões de consumo.

Para contribuir com a mudança necessária, o curso propõe aos estudantes repensar o econômico "em uma perspectiva de transformação social, assim como na caracterização das políticas públicas, a identificação de atores, experiências e dinamismos sociais, políticos e econômicos e a proposta de instrumentos estratégicos para a transição, particularmente desde o nível local".

A metodologia interativa, com aulas, oficinas de integração, tutoria, material bibliográfico digitalizado, lista de sítios de bibliotecas virtuais, fóruns de discussão, bate-papo e flanelógrafo online de notícias deverá instigar mais ainda os professores, dirigentes, membros e técnicos de organizações não-governamentais, comunitárias, de classe ou pesquisadores tidos como público-alvo do curso.

As matérias sobre Finanças Solidárias são produzidas com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).






Veja mais:


links para econsol
livro_candeeiro



Créditos