23.10.12 - Peru
Em pronunciamento, jovens indígenas de Ucayali pedem respeito aos direitos de crianças e adolescentes
Karol Assunção
Adital

Jovens indígenas da região de Ucayali, no Peru, divulgaram, no último dia 11 de outubro, um pronunciamento a favor dos direitos de crianças e adolescentes indígenas. O documento, assinado pela Organização de Jovens Indígenas da Região de Ucayali (Ojiru), pede o cumprimento das leis referentes a meninos e meninas indígenas e convoca organizações e autoridades governamentais a garantirem os direitos dessa população.

No pronunciamento, a organização juvenil recorda que algumas convenções e declarações internacionais são leis no Estado peruano. Exemplo é a Convenção sobre os Direitos da Criança – adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1989 -, documento que, segundo Ojiru, aponta quatro direitos fundamentais: saúde, educação, não discriminação e participação. "Os quais são um desafio de cumprimento pelo Estado Peruano e em maior razão de meninos, meninas e adolescentes indígenas da região Ucayali”, destaca.

Os/as jovens ainda lembram que a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas e a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a qual aponta os Direitos dos Povos Indígenas, são leis no Peru e que também apresentam pontos referentes aos direitos da criança indígena.

Ojiru aproveita o pronunciamento para assumir "o compromisso cidadão de incidência política sobre o cumprimento dos direitos de meninos, meninas e adolescentes da Região Ucayali” e incentivar organizações que trabalham com crianças e adolescentes a divulgar os problemas enfrentados por essa parcela da população e promover a participação desses meninos e dessas meninas nos espaços públicos.

"E [por] último, convoca às autoridades regionais e locais para que se somem a esta cruzada pelos meninos, meninas e adolescentes que repercutirão no desenvolvimento de nossa região e um futuro sonhado para nosso país”, finaliza a organização.

Saiba mais sobre a Ojiru em: https://www.facebook.com/ojiru.peru

Ao publicar em meio impresso, favor citar a fonte e enviar cópia para:
Caixa Postal 131 - CEP 60.001-970 - Fortaleza - Ceará - Brasil